Discente: Clezia Campos dos Santos
Docente: Luana Aquino
Atividade 2.2 Unidade II
Segundo RAMAL, hipertexto é como o próprio nome diz algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Logo o hipertexto se refere a um texto dentro do outro, a uma palavra chave que fica em cor diferente ao texto e sublinhada, e se clicada, abre outra guia, referente a peça do termo chave. Com a união de várias palavras chaves, têm se uma enciclopédia como por exemplo a: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O que é hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada web site é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto. O usuário torna-se ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimento, pelo fato de poder pesquisar livremente caminhos de seu interesse, acessando conforme sua vontade ou interesse.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário