Mídias Digitais
Pesquisando sobre mídia digital, verifiquei que o termo mídia digital (opósito de mídia analógica) refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Quando falarmos em mídia, estamos em um âmbito dos diferentes modos pelos quais experimentamos a existência ao longo do tempo, condicionando as inovações tecnológicas que resultam em sobreposições de linguagem. Ao longo da trajetória de evolução dos modos de produzir mensagem e seus conseqüentes efeitos. A mídia digital, mais precisamente a hipermídia, tem a vantagem de possibilitar, em termos instrumentais, vivencia do jogo e da navegação e trazer à experiência artística, um estado dialógico de transferência de experiências sem que haja confusão de vozes, mas uma espécie de transfusão de sentidos, significados, sugestões.
A mídia digital apresenta dois momentos no campo, a criação e a veiculação. A criação diz respeito à imaginação e ao elemento artístico, enquanto a veiculação contém aspectos mais ligados à técnica e à facilidade de acesso. O conceito apresentado por (Manovich 2001:19) sobre quais seriam os elementos produzidos pela nova mídia, inclui cd-rom, web sites, jogos de computadores, DVDs. O entendimento sobre nova mídia identifica o uso de computadores para distribuição e exibição de mídia e não como máquina produtora de arquivamento. O computador afetou todos estágios da comunicação incluindo; aquisição, manipulação, arquivamento e distribuição; e todos os tipos de mídia: textos, imagens fixas (fotografia – still = parada), imagens em movimento, som e construções espaciais.
A mídia pode nos fornecer várias e diferentes versões, como, baixa definição para quem tem menos memória acessá-lo. O princípio da variabilidade segue a condição da arte conceitual, onde o artista pode alterar a forma e o conteúdo da obra. Diferentes interfaces podem ser criadas de um mesmo banco de dados. Tamanho, cor, forma, trajetória interativa, duração, ritmo e ponto de vista podem ser definidos como variáveis que livremente possam ser modificados (nas imagens) pelo usuário. A tecnologia da nova mídia age como uma perfeita realização da utopia de uma sociedade democrática, pois os objetos da nova mídia garantem aos usuários que suas escolhas sejam únicas.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário